- Bits, Stocks e Blocks
- Posts
- Os 10 melhores Artigos do bsb
Os 10 melhores Artigos do bsb
Revisitando idéias e conceitos
Se quiser ouvir a versão em áudio, clique AQUI
Oi, pessoal! Cerca de um ano atrás o bsb passou de um hobby para um projeto com uma missão: acelerar o desenvolvimento do Brasil através de conteúdo de alta qualidade sobre Tecnologia. Desde então, toda semana escrevo sobre empresas, conceitos e investimentos ligados a este tema.
Nesse período a newsletter foi de 4 mil assinantes para mais de 23 mil atualmente. Dentre estes estão centenas de “Decision Makers” de algumas das principais empresas do Brasil. Tem sido uma ótima experiência.
Dado que a maioria dos leitores entrou no bsb nos últimos meses, essa semana vamos revisitar os melhores artigos da newsletter.
Qual o critério? Bom, eu triangulei o número de compartilhamentos de cada artigo, ponderado pelo número de comentários, multiplicado pela quantidade de vezes em que meu pai disse “Filho, o artigo dessa semana ficou bom” . Em geral esse último número varia de 2 a 7 vezes por artigo. =)
Foi assim que chegamos aos 10 melhores artigos, colocados aqui sem ordem específica: SpaceX, Amigos da Poli, Sequoia, TSMC, Tencent, Ethereum, Epic Games, Alibaba, OpenAI e Nvidia.
Se você tem algum amigo que acredita que possa se interessar pela newsletter, esse aqui é “o artigo” para você compartilhar. No final do texto, estão temas de artigos futuros e próximas iniciativas do bsb.
Quando morava em NY, fui diretor do Capricorn, um fundo que investiu na SpaceX. Depois que voltei ao Brasil, eu e um colega de Stanford fizemos um pequeno veículo para investir na companhia. Foi dessa posição privilegiada que me senti na obrigação de compartilhar mais sobre a empresa de Elon Musk.
A verdade é que a SpaceX foi a empresa certa, no momento certo. Com seu foco em inovação e eficiência, conseguiu disruptar o modelo de cost-plus utilizado por empresas como Boeing. No entanto, isso só foi possível pois a própria NASA estava revendo suas políticas de suprimentos. A SpaceX hoje possui o negócio de lançamento de foguetes e o Starlink, uma grande aposta futura. Com Propriedade Intelectual única, Escala, Verticalização, Talento e Elon Musk, a SpaceX é uma das empresas de futuro mais promissor para as próximas décadas.
Você pode ler o artigo clicando aqui
Só quem passou pelo processo de construir algo do zero sabe o quão difícil realmente é. Ambiente hostil, rivais, dúvidas e estresse fazem parte da jornada. Aqui nesse artigo abri o coração e contei pela primeira vez, em detalhes, a história de criação do primeiro e maior fundo de Endowment de uma Universidade brasileira. No caso do Amigos da Poli, a beneficiária é a Escola Politécnica da USP.
Eu e um grupo de grandes amigos fomos os fundadores desta organização, que hoje conta com mais de R$40m em patrimônio e milhões em doações. Uma história que mostra que sim, dá para criar projetos inovadores de alto impacto no Brasil. O ingrediente inicial é ter “gente boa” comprometida em colocar o negócio de pé.
Você pode ler o artigo clicando aqui
Alguns leitores já perceberam que às vezes escrevo dois artigos de assuntos semelhantes, lançados em sequência. O motivo é que o tema é tão fascinante que no meio do processo, um artigo se torna dois.
É o que aconteceu com as histórias da lendária Sequoia Capital e do Vale do Silício.
No primeiro cobri o nascimento de um dos primeiros e provavelmente o melhor fundo de tecnologia da história, responsável por empresas cujo valor combinado excede $5tri.
Já o Vale do Silício é o lugar de maior impacto da segunda metade do século XX e das primeiras décadas do século XXI.
Leituras obrigatórias para quem quer empreender, trabalhar ou investir em empresas de tecnologia!
O Escudo de Silício foi tema de um dos artigos mais populares do bsb. Eu o considero quase como o artigo 0 da série sobre Inteligência Artificial, pois a TSMC é quem de fato fabrica os chips nas quais os softwares da OpenAI e Bard rodam.
A TSMC é fundamental para a economia, o desenvolvimento tecnológico e a estabilidade geopolítica global. Semicondutor é a coisa mais difícil de se produzir no mundo. A indústria é composta por poucas empresas com profundo expertise, atuando de forma simbiótica. Morris Chang é a prova do poder do indivíduo. Não importa quantos grupos de trabalho existam, no fim das contas uma pessoa pode fazer toda a diferença. O modelo de foundry-only da TSMC desencadeou inovação no setor de semicondutores.
Quer entender mais sobre o conflito tecnológico de China e EUA? É preciso saber o que é a TSMC.
Você pode ler o artigo clicando aqui
Mais um da categoria “um artigo que viraram dois”, a Tencent e seu Super App WeChat se tornaram uma referência para empresas do mundo inteiro. É a minha empresa favorita por sua habilidade de criar muito valor para bilhões de pessoas e capturar valor de forma discreta, mas poderosa, em um negócio com múltiplas barreiras de entrada. Peça fundamental da infraestrutura da Internet e Economia Digital. Pensando bem…daqui a pouco é hora de escrever mais sobre a Tencent.
O primeiro ciclo do bsb, em que os artigos eram quinzenais e feitos por hobby, tiveram grande foco em crypto. Sou fascinado pela tecnologia blockchain, no entanto senti que a missão do bsb é melhor cumprida expandindo o foco.
O Ethereum é uma blockchain descentralizada, de código aberto (open source), que possui seu próprio crypto ativo, chamado de Ether, ou ETH. O Ethereum funciona como uma plataforma para diversos outros crypto ativos e também para rodar contratos inteligentes (“smart contracts”).
Em breve retomarei o tema de crypto, mas por enquanto deixo vocês com este que foi o artigo mais popular sobre o tema.
Você pode ler o artigo aqui
Esse texto é superlativo: o mais longo, mais lido, mais compartilhado. Faz jus a indústria tema, que engloba 3.1 bilhões de jogadores que gastam mais de $250bi anualmente. De uma brincadeira de criança, a indústria de games passou a estar na frente do desenvolvimento de múltiplas tecnologias e hábitos culturais. A Epic games é a empresa no centro desse setor, com uma estratégia que vale a pena conhecer. Você pode ler aqui
Escrever sobre o Alibaba é contar a história inspiradora de uma pessoa atípica que começou do zero, Jack Ma. Também é um relato da economia e sociedade chinesa. Uma empresa com uma cultura muito específica, centrada em valores asiáticos, diferentes do Ocidente. Por fim, é uma aula de estratégia. Tão bom que também teve artigo duplo!
O lançamento do ChatGPT no final do ano passado colocou o tema de Inteligência Artificial na cabeça de todos. Desde então o foco da indústria de tecnologia mudou para IA, com bilhões de dólares investidos. Este movimento foi iniciado pela OpenAI, considerada por muitos como a empresa mais importante desta década. Quer saber mais? Leia o artigo!
Esse artigo levou o bsb para outro patamar por uma questão de sorte: ele foi lançado um dia antes da divulgação dos resultados da companhia que de tão bons fizeram a Nvidia ganhar $300bi em valor de mercado e fazer o mundo todo se perguntar: “Que empresa é essa?”.
Bom, a Nvidia está para a IA da mesma forma que a Apple está para Smartphones. Por que? Porque quando os computadores aprenderam a aprender, eles aprenderam nos chips da Nvidia! Atualmente a maioria absoluta dos programas de IA rodam no hardware e software desenhado pela companhia. Seus clientes incluem Google, Meta, Amazon, Microsoft, OpenAI dentre centenas de outras.
Gostou? Você pode ler aqui
O que o futuro reserva para o bsb?
Mais Artigos
O bsb só tem direito de existir se continuar produzindo conteúdo de alta qualidade. É a força motriz que move qualquer outra iniciativa. Nas próximas semanas o pipeline está muito bacana e mal posso esperar para compartilhar com vocês artigos de temas como:
Projeto Manhattan e a criação da Bomba Atômica
Helion e as startups de energia Nuclear
Bytedance
Amazon Web Services e o negócio de Cloud
O Turnaround da Fórmula 1
Touchy Feely: a Aula Secreta do MBA de Stanford
Como ser mais técnico? Aprendendo sobre APIs, Data Lakes, Low Code…
Expansão
Investimentos, Software, Parcerias, Educação…tem muita coisa no forno, mas como diria um mentor, “O Segredo da Propaganda é a Propaganda do Segredo”, então vamos deixar o mistério.
Grande abraço,
Edu
Se você ainda não é assinante, mas gostou do conteúdo, pode assinar clicando aqui
DISCLAIMER: essa newsletter não é recomendação de investimentos. Seu propósito é puramente de entretenimento e não constitui aconselhamento financeiro ou solicitação para comprar ou vender qualquer ativo. Faça a sua própria pesquisa. Todas as opiniões visões são pessoais do próprio autor e não constituem a visão institucional de nenhuma empresa da qual ele seja sócio, colaborador ou investidor.